Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Neste ano, o Governo de Roraima está dando ênfase ao Ensino de Qualificação Profissional, Técnico e Tecnológico por meio do Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional) Professor Antônio de Pinho Lima, que oferece oportunidades para os estudantes adquirirem formação voltada para o mercado de trabalho. As matrículas para a rede estadual de ensino já estão abertas e seguem até o dia 17 de janeiro.

 

As aulas para o ano letivo de 2025 iniciam no dia 30 de janeiro, conforme o Calendário Escolar.

 

Vinculado à Seed (Secretaria de Educação e Desporto), o Centro, mesmo possuindo sede própria, localizado no bairro Caranã, também atende de forma descentralizada as escolas.

 

A diretora Adriana do Vale destacou a importância da iniciativa: “Estamos empenhados em proporcionar uma formação de qualidade, preparando nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho, com cursos que atendem às demandas locais e nacionais”, disse.

 

Como funciona o ensino profissional, técnico e tecnológico em Roraima

 

Em Roraima, a EPT (Educação Profissional e Tecnológica) é ofertada por meio de instituições como o Centro Pinho Lima, que têm como objetivo preparar os estudantes para o mercado de trabalho, combinando formação teórica e prática.

 

O Ceep adota o Itinerário Formativo de Aprofundamento em EPT e oferta cursos técnicos de nível médio que exigem estágio obrigatório e proporcionam formação específica em diversas áreas, permitindo que os alunos ingressem diretamente no mercado de trabalho. Já os cursos de FIC (formação inicial e continuada), oferecem formação inicial e continuada, com duração mais curta, voltada a atender demandas específicas de qualificação profissional.

 

O Ceep organiza os cursos em módulos, garantindo flexibilidade e acessibilidade ao ensino. Cada escola vinculada a esses modelos, oferta diferentes tipos de cursos, alinhados às necessidades locais e às demandas do mercado de trabalho.

 

Essas modalidades de ensino destacam-se pela capacidade de promover a inserção social e econômica dos estudantes no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que fortalecem o desenvolvimento regional.

 

VAGAS NA CAPITAL

 

Na capital, são ofertadas 882 vagas para a 1ª série da Educação Profissional e Tecnológica, distribuídas entre as seguintes escolas:

 

· Escola Estadual Professor Hildebrando Ferro Bitencourt;

 

· Escola Estadual Ayrton Senna da Silva;

 

· Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro;

 

· Escola Estadual de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil;

 

· Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves;

 

· Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena.

 

VAGAS NO INTERIOR

 

No interior, são ofertadas 280 vagas, distribuídas da seguinte forma:

 

· Alto Alegre: Escola Estadual Prof. Geraldo da Silva Pinto;

 

· Bonfim: Escola Estadual São Francisco;

 

· Caracaraí: Escola Estadual de Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra;

 

· Mucajaí: Escola Estadual de Tempo Integral Padre José Monticone;

 

· São Luiz do Anauá: Escola Estadual Professor Alan Kardec Dantas Haddad.

 

Oferta para a Educação de Jovens e Adultos

 

Sete escolas localizadas em Boa Vista vão ofertar cursos de Qualificação Profissional com cursos FIC para Assistentes Administrativos, são elas: Escola Estadual Ana Libória, Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves, Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, Colégio Estadual Militarizado Fernando Grangeiro de Menezes, Escola Estadual Fagundes Varela, Colégio Estadual Militarizado Maria Sônia de Brito Oliva e Escola Estadual de Tempo Integral

 

PROCESSO DE MATRÍCULA

 

As matrículas devem ser realizadas diretamente nas secretarias das unidades de ensino até o dia 17 de janeiro, nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Após esse período, a população poderá solicitar vagas na Central de Matrículas, localizada na Praça do Centro Cívico, nº 550, Centro, das 7h30 às 13h30 ou através do Call Center pelo telefone 0800 746 4615.

 

No ato da matrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados (original e cópia): Histórico Escolar ou Declaração de Transferência; RG ou Certidão de Nascimento do aluno; CPF do aluno (se tiver); RG e CPF do responsável legal pelo aluno; comprovante de residência com CEP; Cartão de Vacina atualizado; Cartão do Bolsa Família (se for beneficiário) e duas (02) fotos 3x4 recentes.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário