O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu 262 bolsas de sangue remanejadas do Hemoce (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará). A doação, realizada na desta quarta-feira, 23, foi realizada por meio da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados, vinculado ao Ministério da Saúde.
Trata-se de concentrados de hemácias de todas as tipagens sanguíneas, que serão distribuídos para as agências transfusionais das unidades hospitalares do Estado, tanto públicas quanto privadas.
“Esse remanejamento nos auxiliará a manter o nosso estoque equilibrado e nós ficamos felizes em poder ter uma margem de segurança para que não falte o hemocomponente as pessoas que necessitam”, afirmou a diretora geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo
Ela destaca ainda para importância de os doadores continuarem a se apresentar na unidade para doar, aproveitando grandes eventos como a 43ª Expoferr Show, que será realizada no período de 5 a 9 de novembro, e as festas de final de ano.
“Estamos nos aproximando do final do ano, com datas comemorativas, os feriados, as festividades, onde aumentam o número de acidentes de trânsito. Temos que reforçar o nosso estoque para atender a todos que necessitarem. Então nós convidamos a você doador a comparecer ao Hemoraima e efetuar a sua doação”, completou.
Quem pode doar?
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe ou alergia e nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
Doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias e mulheres precisam de um intervalo de 91 dias para fazer a doação.
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau
Nenhum comentário:
Postar um comentário