O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), Ednaldo Gomes Vidal, na tarde desta quinta-feira, 17, registou sua candidatura à reeleição da instituição pela Chapa “OAB de Coração”, no pleito que ocorrerá na segunda quinzena de novembro. A atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA-RR), Natália Leitão, comporá chapa como vice-presidente.
Nos bastidores, as articulações políticas já estão a pleno vapor e o presidente Ednaldo Vidal vem angariando cada vez mais apoios importantes de grandes escritórios de advocacia, e também com um apoio substancial da ala feminina e da jovem advocacia.
"A nossa família é muito grande. E o que diferencia a nossa família é exatamente o trabalho. Nós trabalhamos 24 horas ininterruptamente. O nosso amor, a nossa dedicação, a evolução. Fizemos muito, mas podemos fazer muito mais e com fé, com esmero, com a união de todos, nós temos absoluta certeza que nós vamos manter a seccional de Roraima no topo de todas as seccionais", disse Ednaldo Vidal.
A advogada tributarista Natália Leitão teve o nome confirmado na composição como vice-presidente na chapa do atual presidente da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima), Ednaldo Gomes Vidal, que concorre à reeleição.
Natural do Piauí, Natália Leitão é de família tradicional e hoje ocupa o cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA-RR), que é responsável pelos projetos voltados à qualidade de vida da Advocacia Roraimense, entre eles, os convênios com fornecedores de produtos e serviços ofertando desconto de até 15% para associados e a recente inauguração do consultório odontológico, mais uma promessa de campanha cumprida e disponível gratuitamente para a advocacia e dependentes.
Em quase três anos de gestão como presidente da CAA-RR, a advogada tributarista Natália Leitão, primeira mulher a desempenhar essa função, inovou com a oferta de atividades esportivas para a Advocacia Roraimense. Uma delas é o Pedal da Ordem, que reúne semanalmente centenas de pessoas pedalando pelas ruas de Boa Vista, capital de Roraima.
“O Direito já é uma carreira que exige muito de nós advogados. Então, a nossa proposta é proporcionar saúde, lazer e bem-estar. Pedalar faz bem à saúde física e mental e destinar algumas horas por semana para essa prática, permite que o profissional tenha mais qualidade de vida”, destacou Natália.
*Conquistas da gestão Portas Abertas*
À frente da gestão da OAB-RR desde 2019, Ednaldo Vidal está em seu segundo mandato e busca sua segunda reeleição.
Nesse período, a gestão OAB-RR Portas Abertas alcançou várias conquistas como os Escritórios Compartilhados, que disponibilizam espaços a custo zero para os profissionais, seja para atendimento, seja para peticionamento eletrônico.
Atualmente, temos três Escritórios Compartilhados em Boa Vista, sendo um na sede da OAB, outro na Av. São Sebastião e um outro no bairro Pérola, onde são feitos em média, mais de 150 atendimentos mensais. Nossa proposta é abrir um quatro, nas imediações do Fórum Cível, para facilitar o atendimento dos profissionais que atuam naquela área", afirmou Vidal.
Outra conquista dessa gestão foram as Salas da Advocacia implantadas em todas as unidades prisionais de Roraima e em todas as Comarcas de Roraima, dispondo de telefones celulares que facilitam o trabalho dos profissionais junto ao sistema carcerário.
"Estamos finalizando a estrutura da nova Sala da Advocacia no presídio de Rorainópolis, que será inaugurada nesta terça-feira, garantindo um atendimento mais adequado para os profissionais e seus clientes naquela unidade prisional", explicou o presidente.
Outro trabalho que vem sendo feito de forma sistemática na gestão é a defesa das prerrogativas da Advocacia, que ganha cada vez mais espaço e respeito junto aos órgãos de Justiça e também à população.
"Recentemente, tivemos alguns casos de desrespeito das prerrogativas de alguns profissionais da advocacia em pleno exercício de seu labor e a OAB-RR, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas, e com o apoio do nosso Conselho Federal, atuou firmemente para defender os colegas advogados. Esse é o nosso papel enquanto gestores e não arredaremos o pé diante de qualquer desrespeito à nossa classe", pontuou Vidal.
Já a Caixa de Assistência promoveu campanhas de vacinação contra a influenza, com a aplicação de mais de 3.100 doses da vacina. Também foi criado o Espaço Saúde, com um estúdio completo de pilates.
Além disso, mais de 700 advogados têm planos de saúde com a oferta de consultas em geral (dentre elas com médicos psiquiatras e psicólogos), exames e terapias para a Advocacia.
Ao longo da gestão, a Caixa proporcionou 54 auxílios para a advogados e advogadas, dentre natalidade e funeral.
Os convênios no comércio e prestação de serviços ganharam evidência na atual gestão. Foram firmados mais de 240 convênios que proporcionam descontos em compras à vista e parceladas para a advocacia. É só apresentar a carteira da Caixa e garantir a vantagem. E também foram emitidos 1.059 Certificados Digitais ao longo da atual gestão.
*Clube da Advocacia*
O Clube Social da Advocacia Roraimense é mais um sonho da classe e compromisso de campanha que está se tornando realidade, com o lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção ocorrido no dia 10 de junho.
O Clube será edificado na avenida Getúlio Vargas, bairro Park Caçari com obras que iniciam em breve e os recursos já estão garantidos pelo FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento da Advocacia).
Conforme o presidente da OAB-RR, Dr. Ednaldo Vidal, essa obra é exemplo de como uma gestão unida e compromissada com a advocacia roraimense, podem alcançar grandes conquistas.
“Sonhar junto é concretizar projetos e o Clube Social da Advocacia Roraimense é mais um compromisso da nossa gestão que está se tornando realidade”, disse
A partir de 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.
O Banco Central (BC) esclarece que a exigência de cadastro valerá apenas para os celulares e computadores que nunca tenham sido usados para fazer Pix.
Para os dispositivos atuais, nada mudará.
Além dessa novidade, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente, com base nas informações de segurança armazenadas no Banco Central.
As instituições também terão de informar aos clientes, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes. Elas também deverão verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude nos sistemas do Banco Central.
As medidas, informou o BC, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Elas poderão aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações e bloquear cautelarmente Pix recebidos. Em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.
Pix Automático
Recentemente, o BC anunciou que o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. Em desenvolvimento desde o fim do ano passado, a modalidade facilitará as cobranças recorrentes de empresas, como concessionárias de serviço público (água, luz, telefone e gás), empresas do setor financeiro, escolas, faculdades, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de streaming e clubes por assinatura.
Por meio do Pix Automático, o usuário autorizará, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática. Os recursos serão debitados periodicamente, sem a necessidade de autenticação (como senhas) a cada operação. Segundo o BC, o Pix Automático também ajudará a reduzir os custos das empresas, barateando os procedimentos de cobrança e diminuindo a inadimplência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário