No mês de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher, um desafio da segurança pública no Estado, as delegadas da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotadas na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e no Plantão Policial Especializado, realizaram na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, uma visita à Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa.
A ação faz parte das atividades da Deam alusivas ao Agosto Lilás, com o objetivo de aproximar as instituições e aprimorar o atendimento e proteção às vítimas de violência, visto que essas ocorrências são encaminhadas à Delegacia Especializada.
Durante o encontro, as delegadas conheceram as ações desenvolvidas pelo Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), que oferece apoio multidisciplinar às vítimas, e o Núcleo Reflexivo Reconstruir, que proporciona grupo de apoio a homens que cometeram atos de violência.
A delegada da Deam, Verlânia Silva de Assis, destacou a importância de ampliar o diálogo e a integração entre os órgãos da rede de apoio às vítimas.
“É fundamental para integrar cada vez mais os órgãos da rede de proteção à mulher. Nesse encontro, discutimos como estreitar o contato da Deam com os programas do Chame, para estabelecer um fluxo de atendimento e garantir que a mulher vítima de violência doméstica receba assistência adequada”, afirmou.
A diretora da SEM, Glauci Gembro, apresentou as ações desenvolvidas pela instituição e expressou sua satisfação em firmar a parceria após a implementação do Plantão Especializado de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, Familiar e Sexual, com atendimento 24 horas, um grande avanço para a sociedade.
“A importância desse plantão é que recebemos muitas mulheres no Chame, e é muito bom saber que podemos encaminhá-las a qualquer hora para a delegacia, obtendo uma resposta muito mais rápida. Foi muito positivo mostrar nossas ações e firmar essa parceria com a Deam”, comentou a diretora.
A delegada Carla Paulin, recém-empossada no Plantão Central Especializado, destacou a importância da colaboração entre as instituições no combate à violência contra a mulher.
“Como delegadas, nosso papel é garantir o primeiro atendimento e assegurar que esse direito seja garantido com a cooperação dos demais poderes, que estão implementando projetos que muito nos auxiliam no combate à violência contra a mulher”, concluiu.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Melissa Gomes
FOTOGRAFIA: Luciene Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário