Doar sangue é um ato capaz de salvar vidas, no entanto, o baixo comparecimento de doadores voluntários ao Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem preocupado profissionais que atuam em hospitais do Estado.
Por conta da realização de um evento cultural nesta semana em Boa Vista e em virtude da aproximação de dois feriados prolongados no próximo mês, a unidade tem reforçado o chamamento da população apta a realizar a doação, visto que algumas tipagens sanguíneas já se encontram em situação crítica.
“O Hemoraima está precisando de sangue O+ e O-, pois nosso estoque [para essas tipagens] está muito baixo. Nós estamos em alerta, tendo em vista um evento que vai ocorrer nos próximos dias e os feriados que estão por vir. Por isso, precisamos de sua colaboração”, afirmou a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha de Jesus Kahn.
Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
“Venha ao Hemoraima e faça a sua doação de sangue. Nós estamos precisando deste grande ato de solidariedade e amor ao próximo. Colabore e participe dessa ação em prol de salvar vidas”, completou Terezinha.
O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
Para quem é doador de primeira, o horário de atendimento é das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau
Nenhum comentário:
Postar um comentário