Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) deu o pontapé inicial na realização das ações alusivas a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a realização de uma mobilização na manhã desta quinta-feira, 18, com uma panfletagem em frente à ALE/RR (Assembleia Legislativa de Roraima), com a participação do governador Antonio Denarium, e servidores de outras Secretarias.

 

O objetivo é realizar uma ampla divulgação sobre a garantia de direitos e sensibilizar a população sobre a proteção e respeito à infância e adolescência, com a participação do Cedcar (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Roraima) integrando também todos os órgãos de proteção à Criança e ao Adolescente existente no Estado de Roraima.

 

O governador Antonio Denarium ressaltou que o trabalho conjunto e integrado envolvendo a rede de proteção e a garantia de seus direitos sejam cada vez mais fortalecidos em todo o Estado para que as medidas protetivas contemplem as crianças e adolescentes e aqueles que praticarem qualquer abuso ou exploração possam ser penalizados na forma da lei.

 

“Este é um momento muito importante dentro da mobilização para combatermos o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, pois estamos apresentando nossas ações durante todo este mês de maio e em especial neste dia importante, e ao mesmo tempo convocando a sociedade para integrar e fortalecer conosco esta garantia de direitos, sendo agentes multiplicadores em todo o Estado”, explicou.

 

A titular da Setrabes, Tânia Soares, enfatizou que desde o início deste mês uma extensa programação está ocorrendo, contando também com a ida a todos os municípios com a equipe do Cedcar, convidando para que na data de hoje ocorra de forma simultânea uma ampla mobilização, destacando que em 2023 a Campanha Faça Bonito está completando 23 anos de realização.

 

“O foco é fazer com que com este ato toda a sociedade conheça um pouco mais sobre o que é a Campanha Faça Bonito, o porquê de toda a rede estadual, e os municípios aderirem à campanha, ou seja, para terem uma maior compreensão sobre o assunto e poderem ter uma postura diferenciada que contribua e incentive outros nesta importante causa”, explicou Tânia Soares.

 


FAÇA BONITO

A campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), visa chamar a atenção da sociedade para o assunto que é preocupante.

 

Em todo o Brasil, estados, municípios, setor empresarial e organizações da sociedade civil aderem à campanha para convocar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

 

A data 18 de maio foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário