Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




O governador Antonio Denarium recebeu nesta terça-feira, 07, o presidente da EAF (Entidade Administradora de Faixa de 3.5 GHz), Leandro Guerra, que apresentou o projeto de instalação de uma fibra óptica subaquática e terrestre que proporcionará uma internet de maior qualidade para Roraima.

A nova rede de dados terá capacidade de 4TB, consideravelmente 10 vezes mais rápida que a velocidade ofertada no Estado atualmente. O cabo será instalado de forma fluvial a partir de Moura (AM), seguindo pelo Rio Branco até o município de Caracaraí, no sul de Roraima. Depois disso, o cabo de fibra será instalado em trecho terrestre à margem da BR-174.

O governador Antonio Denarium pontuou que esse é um grande avanço e uma importante solução para um dos maiores problemas enfrentados pela população, que é a qualidade da internet, que prejudica o crescimento econômico e o funcionamento do comércio local.

“Assim como vocês, também fico muito feliz com essa notícia e tenho certeza que a população ficará satisfeita com os benefícios de uma internet mais rápida e confiável, sem as falhas que hoje enfrentamos. Esse importante projeto é fruto do trabalho de articulação do Governo do Estado junto ao Governo Federal e que finalmente sairá do papel. E com certeza terá todo o nosso apoio para que, o quanto antes, esteja à disposição do povo de Roraima”, disse Denarium.

O presidente da EAF explicou que o projeto será executado, se possível, durante todo o ano de 2023, dependendo do nível da vazante do Rio Branco. Ele também frisou que a entidade prevê priorizar o Estado com a execução deste projeto.

“É uma infraestrutura de fibra óptica que vai ter essa rota entre Amazonas e Roraima. É uma fibra moderna, faz parte de um projeto desenvolvido pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], que traz uma obrigação de construir essa rede. A EAF, que é a nossa entidade administradora da Faixa, vai executar esse projeto que vai levar mais capacidade e muito mais capacidade em termos de internet e também uma resiliência muito superior”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário