Nesta quarta-feira, 25, a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) comemora seu primeiro aniversário. A instituição que veio para atender a uma demanda antiga de pesquisadores, cientistas e instituições de ensino de Roraima foi criada pelo governador Antonio Denarium no dia 25 de janeiro de 2022, por meio da Lei nº 1.641/22.
Sendo a mais nova FAP (Fundação de Amparo à Pesquisa) do Brasil, a Faperr tem como principal objetivo fomentar a pesquisa, o conhecimento científico, tecnológico, inovador e a formação de recursos humanos, que poderão ser aplicados às áreas de interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
A Faperr foi instituída em 2022 com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, estando vinculada à Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima).
O governador Antonio Denarium ressaltou a importância da Faperr para a sociedade roraimense e para todos os setores da ciência e inovação que permitem que o Estado cresça e se desenvolva de maneira sustentável.
“A Faperr celebra seu primeiro ano com muitas conquistas e representa o esforço do Governo em estimular e apoiar todas as práticas de criação de soluções, geração de emprego, renda e desenvolvimento criativo. Desejamos que esse trabalho continue avançando e envolvendo ainda mais pessoas para garantir um futuro pleno de crescimento econômico e científico para Roraima”, disse.
Para o presidente da Faperr, Pedro Cerino, a criação do órgão é um marco da ciência em Roraima. “Nós éramos o único estado do Brasil sem uma fundação de amparo. Mas graças ao olhar dedicado do governador Antonio Denarium para o setor de inovação, nós mudamos essa realidade para melhor. É um momento de celebração, mas também de muito trabalho a ser feito”, afirmou.
PROGRAMAS
Executado pela primeira vez em Roraima desde o dia 21 de novembro de 2022, a Faperr promove o Programa Centelha Roraima, que foi criado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O Programa Centelha, que está com inscrições abertas, visa impulsionar ideias inovadoras e geração de novas empresas de base tecnológica de interesse social e empresarial, além da formação da cultura do empreendimento inovador.
Serão financiados 15 projetos com apoio financeiro de até R$ 53,3 mil pelo Governo do Estado em parceria com a Finep, além de R$ 26 mil em bolsa de inovação ofertadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por projeto. Para saber mais, basta acessar o site da Faperr e ficar por dentro do certame.
A Faperr também segue desenvolvendo outros programas, que deverão ser lançados em breve. Os projetos buscam atender diversas áreas de pesquisa, principalmente aquelas ligadas ao setor produtivo, fomentando novos conhecimentos e ampliando ainda mais o leque de oportunidades para as vocações próprias do Estado de Roraima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário