O Governo de Roraima, por meio do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) está participando ativamente da Operação Guardiões do Bioma 2022, uma ação de proteção ambiental desenvolvida pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em conjunto com diversos órgãos federais e estaduais.
A operação foi criada em 2021 com o objetivo de combater o desmatamento ilegal, as queimadas, os incêndios florestais e proteger terras indígenas. Para desenvolver as ações em todo o País com melhor articulação, o Brasil foi dividido conforme a predominância dos biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
EM RORAIMA
“Em Roraima, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual participam ativamente da operação atuando no combate a incêndio florestal e também por meio de ações preventivas, ou seja, vistorias e conscientização dos colonos, agricultores e moradores. Isso pode ser sobre a limpeza de uma determinada área ou o uso consciente do fogo”, disse o subcomandante operacional do CBMRR, tenente-coronel Juberly Coutinho.
Pela diversidade ambiental existente em Roraima, o Estado possui equipes preparadas para atuar em incêndios florestais tanto na floresta como no cerrado amazônico, conhecido popularmente na região como “lavrado”.
A Operação Guardiões do Bioma 2022 teve início em 1º de dezembro e conta com a participação de 64 bombeiros militares. As guarnições estaduais estão equipadas com viaturas pick-up 4x4, kits de combate a incêndio florestal, abafadores, mochilas costais e outros itens. As equipes permanecem fixas nos municípios, sempre à disposição dos moradores e das prefeituras.
Neste primeiro mês de ação, as equipes do CBMRR ficaram divididas em sete municípios (Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Rorainópolis). A escolha dos municípios atendidos levou em consideração o número de ocorrências atendidas pelo CBMRR e pela Defesa Civil em anos anteriores.
RESULTADOS
O tenente-coronel Coutinho informou ainda que durante todo o mês de dezembro de 2022, equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros registraram 444 ações preventivas. “Devido às chuvas nesses municípios, fizemos apenas sete combates a incêndios florestais. Foram três no Amajari, dois em Alto Alegre e outros dois em Iracema”, detalhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário