Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

 



Neste domingo, 29, em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 100.3 FM, apresentado pelo economista Getúlio Cruz, o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Roraima junto aos agricultores familiares e indígenas do Estado.

Pereira iniciou a entrevista falando sobre a contratação de novos técnicos para atender à demanda do Instituto. Hoje, o Iater tem um quadro de 60 profissionais atuando em campo nas 28 Unidades Locais ativas em todos os municípios de Roraima.

Segundo o presidente, a expectativa é chegar a uma equipe de 120 técnicos. “Já estamos aliando essas contratações, inicialmente com um seletivo de forma emergencial. No entanto, o objetivo é realizar um concurso público até o final deste ano. Temos essa necessidade, pois o governador Antonio Denarium quer reformar e ampliar as unidades nos municípios”, disse.


PARCERIAS

Marcelo informou ainda durante a entrevista que outro objetivo é criar uma plataforma com um sistema integrado de informações para estruturar os dados dos produtores, em parceria com a SEI (Secretaria de Estado do Índio), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima).

“Como os técnicos em campo, vamos fazer esse banco de dados, estruturando as informações dos produtores em uma única plataforma. Isso vai agilizar o processo de cadastramento nas ações desenvolvidas, sejam estaduais ou federais”, explicou.


ORÇAMENTO


O titular do Iater falou sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) Nº 1.795, de 19 de janeiro de 2023, sancionada recentemente pelo governador Antonio Denarium, após aprovação pela ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima).

O orçamento previsto para o Iater neste ano é da ordem de R$ 53 milhões. “Vamos trabalhar em parceria com a Seadi e SEI. Temos muito trabalho pela frente, o governador não mede esforços quando a questão é investir na agricultura familiar e indígena. E pretendemos duplicar esse orçamento, buscando apoio dos nossos deputados estaduais e federais”, frisou.

Marcelo destacou ainda que o Iater completou 1 ano no dia 25 de janeiro, mas os resultados do trabalho na assistência técnica e extensão rural, são muitos, entre eles, os Projetos de Grãos e do Polo Cacaueiro no Sul do Estado.

“Estivemos neste sábado, 28, em São João da Baliza. Vimos que o produtor acredita que a produção de cacau vai melhorar a produtividade dele. Até o final do ano serão mil hectares plantados, beneficiando 59 produtores da região sul. Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais essas ações”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário