Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




A Sesp (Secretaria de Segurança Pública) realizou, na manhã desta terça-feira, 6, a eleição para escolha dos novos conselheiros do Conespds-RR (Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Roraima). O edital para convocação dos interessados no processo de seleção foi publicado no dia 26 de outubro no DOE (Diário Oficial do Estado) e as inscrições ocorreram entre os dias 4 a 11 de novembro, na sede da secretaria.

O Conespds disponibilizou ao todo seis vagas, porém apenas duas foram preenchidas. Um representante do Sindicato da Polícia Civil e um representante da Associação dos Oficiais da Polícia Militar foram eleitos durante a reunião realizada hoje no Auditório da SESP. Para o preenchimento das quatro vagas restantes será elaborado um novo edital, de acordo com o secretário-executivo do Conespds, capitão Ubirajara Dutra Capaverde Júnior.

Os integrantes do novo colegiado terão mandato de dois anos consecutivos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, de acordo com Lei nº 1.357, de 26 de novembro de 2019 e o secretário executivo Capaverde ressalta a importância da participação da sociedade civil organizada na formulação de políticas públicas relacionadas à segurança pública, bem como para a correta aplicação dos recursos administrados pelo FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública).

“O Conselho é um importante espaço para o diálogo entre o governo e a sociedade civil e sem dúvida, a constituição do Conespds foi uma conquista democrática que veio para fortalecer o controle e a participação social na tomada de decisões e o sistema de segurança no estado como um todo”, explicou Capaverde.

O titular da Sesp e presidente do conselho, coronel Edison Prola, destaca que as ações do colegiado são fundamentais e essenciais para a tomada de decisões, principalmente no tocante aos recursos administrados pelo Fesp (Fundo de Segurança Pública).

”A eficácia das ações realizadas pelas forças policiais nos mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é contribuir para fortalecer os órgãos de segurança no Estado e com isso melhorar o serviço prestado à população. Os recursos oriundos do Fundo de Segurança nos permite aparelhar nossas polícias, adquirir equipamentos, armamentos e demais insumos para dar um serviço melhor, com mais celeridade e eficiência”, destacou Prola.


O CONSELHO

O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Roraima é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, que integra a estrutura básica da Sesp. Ele tem como finalidade e competência caráter de consulta, sugestão e acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social. Ele permite a participação da sociedade na definição de prioridades para a agenda política, bem como na formulação, no acompanhamento e no controle das políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário