Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Em alusão ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado nesta quinta-feira, 13, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) promove um ciclo de palestras para ressaltar a importância dos trabalhos que são realizados pelos profissionais. A atividade segue até esta sexta-feira, 14, no auditório da unidade, no bairro Aeroporto.

“Essas palestras vão envolver toda nossa equipe multiprofissional, para abordar as relações de trabalho [desses profissionais], visando sempre levar a melhor assistência para os usuários do SUS”, destacou o coordenador da fisioterapia clínica do HGR, Geraldo Medeiros.

Outro ponto que será destacado será os avanços estruturais que ocorreram no HGR nos últimos anos. Ao todo, a unidade conta com 165 fisioterapeutas que foram divididos nos três turnos, suprindo assim as demandas dos setores de pronto atendimento, emergências médicas, enfermarias e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“As salas de reabilitação, assim como outros setores, foram criadas no pós-pandemia para podermos especificar e levar um melhor atendimento ao usuário que está internado aqui no HGR. Os serviços são bem específicos, abrange todo o hospital, e nossa equipe está preparada e engajada para levar uma melhor assistência aos pacientes”, explicou Geraldo.

Dentre os profissionais que atuam na área de fisioterapeuta está Iara Dias. Ela fala do orgulho de contribuir para a recuperação dos inúmeros pacientes que recorrem ao atendimento do HGR.

“O nosso sentimento aqui é de gratidão, ao poder devolver um paciente ao seu lar. Às vezes pegamos alguém muito fragilizado, com pouca expectativa de voltar para a sua vida e seu trabalho. Ver ele se recuperar e voltar para sua rotina é muito gratificante”, disse.

OUTRAS UNIDADES

Além do HGR, as comemorações pelo Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional também ocorreram no Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues e Pronto Atendimento Cosme e Silva. Os servidores das duas unidades foram contemplados com um delicioso café da manhã e um culto de ações de graças.

“Além de celebrar a data de hoje, a proposta deste café da manhã é ressaltar a importância desses profissionais, dentro e fora da unidade”, ressaltou a coordenadora de fisioterapia da unidade, Camila Dias.

Para o coordenador da fisioterapia do Cosme e Silva, Gil Gleydson, a contribuição dos fisioterapeutas para as atividades da unidade é notória, principalmente levando em consideração que o serviço de emergência funciona 24 horas por dia.

“Durante a pandemia, nós percebemos que a profissão teve o seu reconhecimento, e hoje a fisioterapia é suma importância dentro das unidades hospitalares. Tanto no Cosme e Silva quanto no HC, essa profissão só vem crescendo, vem ampliando o número de profissionais e atuamos em várias áreas”, enfatizou.

A paciente Zonia Coromoto, de 55 anos, é cardiopata e após a cirurgia no coração iniciou o tratamento para reabilitar algumas funções motoras. Apesar da progressão lenta, ela conta que já consegue fazer algumas atividades, como levantar da cama e ir ao banheiro.

“Estou muito agradecida pelas fisioterapeutas, e elas têm me tratado bem e me ajudado muito”, relatou.

Fonte: Portal Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário