Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


 

No próximo domingo, dia 2 de outubro, milhões de eleitores em todo o Brasil têm compromisso marcado com a cidadania e com o exercício do direito à democracia. Para garantir a segurança e a tranquilidade no primeiro turno das eleições gerais de 2022 em Roraima, o Governo do Estado definiu o planejamento de trabalho e atuação de 1.130 agentes de segurança pública estaduais.

 

Estarão envolvidos no trabalho 1.000 militares que compõem a PMRR (Polícia Militar de Roraima), 110 homens da PCRR (Polícia Civil de Roraima) e 20 agentes do Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima) para garantir a tranquilidade aos eleitores durante a escolha dos representantes para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

 

De acordo com o titular da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Coronel Edison Prola, o planejamento foi definido com o objetivo de assegurar a normalidade na capital e nos municípios.

 

“Teremos equipes com homens e viaturas distribuídos de forma estratégica para possibilitar a atuação em todos os locais de votação, em Boa Vista e no interior. O foco é dar a resposta imediata e objetiva necessária para qualquer caso de ilícito, evitando transtornos nesse dia tão importante para o exercício da democracia”, esclareceu o secretário.

 

Polícia Militar participa da Operação do Ministério da Justiça

 

Desde o dia 26, a Polícia Militar de Roraima também participa, em âmbito estadual, da Operação Eleições 2022, coordenada a nível nacional pela Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que consiste no monitoramento junto ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional para a prevenção e combate a ilícitos durante o período eleitoral.

 

O objetivo é complementar as ações de segurança aos eleitores e dar apoio ao TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), por meio de ações integradas com os outros órgãos de segurança pública estaduais e federais.

 

De acordo com o Coordenador Estadual da Operação Eleições 2022 em Roraima, tenente-coronel Ronivon Silva de Oliveira, a PMRR estará presente nos 316 locais, e dois policiais serão responsáveis pela operação no Estado nos dias de votação, sendo o dia 2 de outubro no primeiro turno, e 30 de outubro, caso haja segundo turno.

 

“A operação tem como finalidade proporcionar segurança em todas as áreas de interesse operacional em apoio à Justiça Eleitoral no Brasil. Os órgãos de segurança estarão em todos os locais de votação do Estado, cartórios eleitorais, local de apuração dos votos e vias da capital e interior para garantir a ordem pública e proporcionar segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores do TRE, garantindo a segurança e coordenação entre os órgãos envolvidos no pleito para que tenhamos uma votação tranquila e segura”, reforçou oliveira.

 

LEI SECA

 

O secretário reforça a todos que estará em vigor a Portaria n° 126, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 21 de setembro de 2022, que trata sobre a Lei Seca Eleitoral, a qual proíbe a venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcóolicas durante o período entre 23h de sábado, dia 1º, às 19h de domingo, dia 2.

 

“É um momento importante e por isso é fundamental que as pessoas, principalmente os adultos, estejam cientes das restrições e respeitem as normas, pois o descumprimento da medida pode acarretar prisão em flagrante por desobediência, bem como aplicação de multa, conforme a legislação eleitoral”, ressaltou.

 

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e emergência durante as eleições, o cidadão poderá ligar para o 190, que funciona 24 horas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário