Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, o Governo de Roraima iniciou a programação da Semana da Pátria, alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, com uma solenidade militar de acendimento do fogo simbólico na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos.
Participaram da cerimônia as Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Casa Militar da Governadoria, Forças de Segurança Estaduais (Polícias Militar, Civil, Penal e Corpo de Bombeiros Militar) e Departamento Estadual de Trânsito de Roraima.
A tocha com o fogo simbólico da Pátria foi conduzida de um porto localizado no bairro São Pedro, no tanque Urutú composto por comboio de veículos das organizações militares, percorrendo algumas das principais avenidas da Capital, logo nas primeiras horas da manhã.
“Um momento muito importante, um momento cívico o qual marca a abertura oficial das comemorações da Semana da Pátria no estado de Roraima. É por Deus, pela família, pela liberdade, pelos princípios de todas as instituições. Fico muito feliz em estar participando desse momento”, afirmou o governador Antonio Denarium.
Durante 2 anos de pandemia, as comemorações da Semana da Pátria foram suspensas, mas após a vacinação e investimentos na saúde e proteção da população, aos poucos os grandes eventos estão voltando a ocorrer. Na ocasião, foram hasteadas a bandeira do Brasil, do estado de Roraima, de Boa Vista e do Mercosul.
O secretário Adjunto da Casa Militar, coronel Ilmar Soares, explica que o ato solene abertura e encerramento da Semana da Pátria cabe à Casa Militar, que faz a programação; já o desfile, fica sob responsabilidade do Exército Brasileiro, que coordena com todo apoio necessário do Governo.
“Este ano, de maneira inédita, o fogo para o acendimento da tocha veio do forte São Joaquim, foi recepcionado no porto no bairro São Pedro, e escoltado até o Palácio Senador Hélio Campos. Realizamos algumas reuniões com todas as forças de segurança estaduais e federais, com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, para alinhamento das programações”, detalhou o coronel Ilmar.
DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
A programação segue até o dia 7 de setembro, na avenida Ene Garcez, a partir das 7h30. Na ocasião ocorrerá o desfile da Semana da Pátria, com participação das tropas estaduais e federais, além de 1.500 estudantes de 47 escolas da rede estadual de ensino e 19 fanfarras escolares. O evento é aberto ao público.
Os condutores de veículos devem ficar atentos, pois haverá o isolamento de grande parte da avenida Ene Garcez durante o dia do desfile cívico-militar.
Logo após o desfile dos civis, os militares seguem com apresentação de viaturas, da cavalaria e motocicletas.
A novidade deste ano é a participação de quatro aeronaves da Aeronáutica sobrevoando e fazendo apresentações durante o desfile. As celebrações da Semana da Pátria encerram às 17h, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos.
Fonte: Portal Roraima
Nenhum comentário:
Postar um comentário