Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Única unidade de captação de sangue do Estado, o Hemoraima completou 30 anos de fundação no dia 24 de setembro. Responsável por atender às demandas da rede hospitalar pública e privada de Roraima, o trabalho realizado pelo centro resulta no resguardo de várias vidas.

De janeiro até o dia 23 de setembro deste ano, o Hemocentro alcançou a marca de 12.223 mil doadores, além de 352 doadores de medula óssea. Para a direção do órgão, estes são números considerados positivos, pois a unidade vem retomando a rotina de trabalho que havia sido impactada pela pandemia da covid-19.

“A nossa comemoração de 30 anos foi no último sábado, 24, através de campanhas extraordinárias em parceria com a Unama [Universidade da Amazônia] e Moto Clube Insano, além da realização de palestras na Ceterr”, destacou a diretora da unidade, Patrícia Veríssimo.

De acordo com Patrícia, o Hemoraima é responsável pelo processamento e distribuição de sangue em todo o Estado para a realização de procedimentos hemoterápicos, o que, além da captação, torna a unidade também uma referência no tratamento de pacientes com doenças do sangue.

Para atender e acolher os doadores e pacientes hematológicos, a unidade dispõe de 130 funcionários que estão distribuídos entre setores de captação, coleta de sangue, Redome (Registro de Doadores de Medula), triagem hematológica e clínica.

“Frisamos a importância do nosso Hemocentro, que é sempre acionado quando há a necessidade de atender pacientes com doenças hematológicas. E também aqueles que precisam fazer cirurgias, sejam eletivas ou de emergência”, ressaltou a diretora.

Por incentivo do irmão, Tony Pan resolveu doar sangue pela primeira vez. Ele ressalta que tal gesto ajuda a salvar muitas vidas.

“Sempre tive vontade de doar mas nunca conseguia. Então como hoje meu irmão veio doar, vim junto com ele. Acho importante incentivar a doação, porque pode fazer a diferença na vida de alguém”, completou.

QUEM PODE DOAR

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo dez minutos.

“Você que já é doador de sangue e está em tempo de doar novamente, ou você que não é doador de sangue, mas sente a vontade de se tornar um, venha até o Hemoraima, pois todos os nossos estoques estão baixos, e a importância disso é que você estará fazendo o bem e salvando vidas”, completou.


ENDEREÇO

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Nenhum comentário:

Postar um comentário