Teve início nesta sexta-feira, 5, a Oficina prática do SIPIA em Roraima, no Instituto de Educação de Roraima (IER), com Conselheiros Tutelares de Roraima, Secretários Executivos de Conselho Municipais de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Estadual e Gestores do SIPIA-CT.
O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.
A oficina em parceria com a Coordenação Nacional do SIPIA, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e executada com apoio das Coordenações Estaduais do SIPIA, tem como objetivo desenvolver as competências dos Conselheiros Tutelares para que se apropriem do uso desta ferramenta e compartilhem suas experiências, dúvidas e aprendizados.
Segundo a Coordenadora Técnica Estadual do SIPIA-CT e Socióloga Rose Souza e Silva, a parceria das instituições internacionais com órgãos estaduais, tem como objetivo a proteção à criança e adolescente de Roraima, possibilitando a realização da Oficina e disseminando o uso do SIPIA como instrumento de trabalho de atores sociais de proteção e defesa, ampliando o alcance das políticas públicas implementadas pela Setrabes.
A Secretária Tânia Soares, destacou a importância da oficina para o treinamento do profissional que irá atuar diretamente com o público vulnerável e no atendimento as crianças e adolescentes no Estado. Esse trabalho realizado pelo SIPIA possibilita a geração de dados e mapeamento da real condição em que se encontram as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário