Os atendimentos serão feitos no ambulatório da unidade, de segunda-feira a sexta-feira. A meta é realizar em torno de 500 procedimentos até o final do mês. Os exames são feitos pelos doutores Alison Siqueira, Alexandre Klipel, Hasan Syagha, Ricardo Carvalho e Wagner Tostes.
“A importância do mutirão é acabar com a demanda reprimida de muitos pacientes que realizam atendimento pela cardiologia. Com isso aumentamos assistência na saúde e melhoramos a qualidade de vida e tratamento do paciente”, afirmou o diretor do Hospital das Clinicas, Don Martins.
De acordo com ele, os ecocardiogramas são agendados através das Unidades Básicas de Saúde e na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, após pedido do profissional cardiologista.
“O paciente recebe a solicitação do cardiologista e em seguida, a unidade encaminha para o agendamento no hospital”, ressaltou.
Os exames de ecocardiograma são realizados por cardiologistas e têm duração de 30 a 40 minutos. Nesse cálculo, são somados o tempo do procedimento e a elaboração do laudo.
MAIS INVESTIMENTOS EM PROFISSIONAIS
Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 15 cardiologistas e contratou mais sete especialistas, por meio de seletivo. Deste total, três são específicos de arritmologia, responsável pela realização do diagnóstico, prevenção e tratamento de pacientes com arritmia.
O cardiologista Alisson Siqueira destaca a relevância dessa ampliação no quadro de profissionais e alerta sobre os cuidados que a população deve tomar com a saúde do coração.
“Essa ampliação mostra o tanto que as doenças cardiovasculares impactam na nossa sociedade. Um terço das mortes são derivadas das doenças cardiovasculares. Então, devemos manter os nossos cuidados: não fumar, ter o controle adequado da hipertensão, o controle adequado do diabetes e o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Devemos ter hábitos de vida mais saudáveis, praticar atividade física e visitas regulares aos médicos”, aconselhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário