Essa semana, foram entregues computadores novos, modernos e de última geração para o Hospital Geral de Roraima, Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e o Núcleo de Vigilância da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, que integram a rede nacional, para a implementação do processo de trabalho e das ações de vigilância no âmbito hospitalar, principalmente, no que diz respeito à hospedagem dos sistemas de informação atualmente utilizados pelo Ministério da Saúde.
“Iniciamos esse reforço pelas unidades da capital, mas queremos atender também os municípios e, para isso, vamos manter o contato com o Governo Federal para que as outras 22 unidades localizadas no interior do Estado também recebam computadores, para a implantação e fortalecimento do trabalho de vigilância epidemiológica hospitalar no interior do Estado”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, a medida visa melhorar ainda mais o atendimento realizado pelas equipes de campo e notificação de dados.
“Eu costume dizer que cada ato que a gestão pública puder implementar para a melhoria dos nossos serviços é fundamental, inclusive na ponta, onde a população recebe os nossos serviços. E essa medida vai proporcionar condições da equipe ter uma tecnologia mais moderna e mais eficaz, para desenvolver um trabalho melhor e mais eficiente”, complementou o secretário.
Entenda como funciona a rede de notificação dos agravos
O Ministério da Saúde instituiu a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) em julho de 2021, com o objetivo de ampliar o conhecimento, a detecção, a preparação e a resposta imediata às emergências em saúde pública, que ocorram no âmbito hospitalar. Através da Portaria Nº 2624/20, destinou recursos para todos os estados para implementação das unidades que já faziam parte da rede e a implantação de novas unidades.
Em Roraima, as ações são coordenadas pela Gerência Estadual de Vigilância Epidemiológica, junto ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.
Equipe técnica aprova a iniciativa
Os equipamentos serão instalados de forma imediata nas três unidades da Capital e no Núcleo de Vigilância. Medida que, para a servidora Nila Guedes Ferro, enfermeira do Núcleo do HGR, vai contribuir muito para o trabalho realizado atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário