O governador Antonio Denarium ficou satisfeito e falou da importância da realização da ação conjunta, Testa Brasil, Testa Roraima, com o Ministério da Saúde, o Governo de Roraima e o município de Boa Vista, uma ação com o objetivo de mobilizar a população tanto para se vacinar, como para fazer a testagem.
“Estou feliz com essa ação realizada em parceria. É importante para aquelas pessoas que testam positivo para que possam fazer o tratamento e o isolamento também. É dessa forma que estamos vencendo a guerra contra a Covid-19. O Governo do Estado tem feito um trabalho muito grande para angariar as doses de vacinas, fazer o armazenamento, a refrigeração, a distribuição para as prefeituras, e o Governo também com parceria, auxiliando as prefeituras para vacinação de toda a população”, explicou.
O chefe do Executivo ressaltou que na semana passada em Roraima, foram mais de mil pessoas testadas e confirmadas com Covid-19 e que o Governo do Estado hoje tem leitos suficientes para atender a demanda. Ele pediu que assim que a pessoa sentir os primeiros sintomas, procure um posto de saúde, e que o Hospital de Retaguarda e o Hospital Geral de Roraima são de média e alta complexidade, respectivamente, e só atendem os casos mais graves.
“Antecipamos a onda do Ômicron aqui no Estado fazendo o atendimento com a reabertura do Hospital de Retaguarda Covid-19. Solicito mais uma vez, que todas as prefeituras de Roraima, através dos postos de saúde façam o atendimento de atenção básica para que a gente não tenha casos com muita gravidade. É importante lembrar que a vacinação é de fundamental importância, inclusive pessoas que se contaminam, foi o meu caso, mas os sintomas foram leves, porque já tomei a segunda dose. E agora, no mês de fevereiro, vou tomar a dose de reforço”, disse o governador e reforçou que é um trabalho de conscientização da necessidade de vacinar contra a Covid-19. “As pessoas que têm necessidade de internação são aquelas que não tomaram nem a primeira e nem a segunda dose do imunizante”, disse.
Ministro da Saúde fez pronunciamento para todas as capitais da Região Norte
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento de Manaus para as capitais dos demais estados da região Norte que participaram do evento.
“Em 2020, vivemos a maior emergência sanitária do mundo. A pandemia da Covid-19, que afetou fortemente o nosso Brasil e, sobretudo, a nossa querida região Norte. Todos nós sabemos o impacto que esse vírus pode causar na saúde de cada um. Nós vencemos aquele momento da grande dificuldade causado pela variante Gama, que foi identificada justamente aqui, entre nós. Hoje, um ano após, sem dúvida nós estamos mais fortes. O nosso sistema de saúde tem uma capacidade de resposta maior para atender casos graves e isso se deve ao SUS (Sistema único de Saúde) que, em 2020 e 2021, foi fortalecido, para que tivéssemos o sucesso que temos hoje. A vacinação é importante. A região Norte merece a nossa atenção especial, além de ser essa região maravilhosa e de gente maravilhosa”, disse o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário