Segundo a PRF, será dada atenção especial às ações de combate à embriaguez ao volante, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e o controle do excesso de velocidade.
O uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e do celular pelo motorista, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes.
As ações terão, ainda, outros pontos focais, como a fiscalização do tempo de direção e descanso do motorista profissional e o exame toxicológico.
Dicas
Para quem vai pegar a estrada nos próximos dias, a PRF recomenda um checklist para reduzir o risco de acidentes e evitar multas desnecessárias. Revise o automóvel, ainda que seja para pequenas viagens.
Mantenha os faróis acesos para ver e ser visto; além disso não esqueça dos pneus calibrados e em bom estado de conservação; óleo e nível da água do radiador em dia.
Outra dica é não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos obrigatórios, principalmente estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.
No caso de transporte de crianças, não se esquecer também da cadeirinha. Os motoristas devem ainda observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem.
Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer à sinalização local. Os condutores também devem redobrar a atenção em cruzamentos e áreas urbanas e jamais desviar a atenção do trânsito.
“Se fizer uso de bebida alcoólica, não dirija! Nesse caso, pense em utilizar transportes alternativos como os carros de aplicativos, táxis ou ônibus. Outro ponto a ser destacado: celular e direção não combinam. Essas pequenas condutas, além de evitarem multas, podem salvar vidas e tornar a viagem ainda mais segura e tranquila”, acrescenta a PRF.
Em Roraima PRF reforça efetivo
Em Roraima, a PRF reforçou seu efetivo nas estradas para garantir a livre circulação de pessoas e veículos pelas rodovias federais de forma segura.
A PRF reforça a necessidade de atenção também com a estrada, onde alguns trechos da BR 174, tanto sentido Pacaraima, quanto no sentido Manaus, encontram-se em obras e outros apresentam defeitos na via com pontos mais criticos, a exemplo da Reserva Indígena.
"Outro ponto importante é a atenção também com animais que podem cruzar a via, tanto animais silvestres como capivaras, tamanduás, dentre outros, assim como animais de grande porte como cavalos e bois, uma vez que nossas BR são margeadas por fazendas", diz trecho da nota.
A PRF disponibiliza o telefone 191 para qualquer situação de emergência
Nenhum comentário:
Postar um comentário