O mês é de cuidados com a saúde dos homens e o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), segue realizando ações estratégicas para reforçar a atenção e o bem-estar desse público. Entre as ações está a oferta de 350 consultas com o médico com urologista na unidade e liberação para exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que verifica o estado da próstata por meio de amostra de sangue.
“Mais uma importante ação dentro do compromisso que o Governo do Estado tem com a saúde de todos os públicos de Roraima, agora, principalmente dos homens, uma vez que se trata de uma ação alusiva ao Novembro Azul, que é o mês de sensibilização do público masculino quanto a importância da prevenção ao câncer de próstata. É a saúde de Roraima, que segue sendo fortalecida em todos os níveis de atenção”, destacou o governador Antonio Denarium.
De acordo com a diretora da Unidade, Rayane Phranklismar, as consultas são destinadas para homens acima dos 45 anos que devem se dirigir à Clínica Coronel Mota, nesta quinta e sexta-feira, a partir das 17h.
“É importante que os homens interessados em passar pela consulta médica com o urologista tragam em mãos o documento de identificação com foto, o cartão do SUS e o comprovante de residência. Ao finalizar o cadastro, o usuário receberá uma senha com a data em que passará pela consulta com o médico urologista e receberá também a APAC com a autorização para realizar o exame de PSA em uma das clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde em Roraima”, complementou a diretora.
Serão disponibilizadas 150 senhas nesta quinta-feira, mais 200 na sexta. As consultas devem ocorrer no durante o mês de novembro.
“Trata-se da segunda ação programada pra esse mês na Clínica Coronel Mota, com intuito de promover a conscientização da campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. E a novidade da ação é que os encaminhamentos, para fazer o exame de sangue, vão ser dados antes das consultas, ou seja, foi planejado para deixar o paciente mais preparado para ser consultado pelo médico, pois ele vai estar com resultado dos exames em mãos”, enfatizou o secretário de saúde Leocádio Vasconcelos.
Fonte: Portal Roraima
Nenhum comentário:
Postar um comentário