Um grupo 19 de produtores de café de Bonfim realizou uma visita técnica, no período de 30 de outubro a 7 de novembro, ao pólo cafeeiro de Rondônia para conhecer a produção local. O Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), enviou a técnica agropecuária e chefe da CPR (Casa do Produtor de Bonfim), Jayne Pereira da Silva, para acompanhar os agricultores.
Rondônia é o quinto maior produtor de café do país e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea canephora e se tornou uma referência para os produtores das demais regiões do Brasil.
Para o governador Antonio Denarium, é importante incentivar este tipo de intercâmbio de conhecimento técnico para que, cada vez mais, os produtores familiares cresçam em conhecimento e autonomia.
“Queremos um estado forte e robusto, para isso, nos incentivamos que os produtores adquiram conhecimento e conheçam outros produtores na mesma área de cultivo para trocarem expertises e crescerem juntos”.
O secretário da Seapa, Aluizio Nascimento, fala sobre as oportunidades que a pasta oferece aos técnicos e agricultores para cada dia mais melhorar o conhecimento.
“A ideia é transformar a produção cafeeira roraimense, em café especial. Já temos 10 variedades de café que foram desenvolvidos pela Embrapa Rondônia, e enviados para nossos produtores. Nossa gestão trabalha com parcerias e nosso diferencial é agregar conhecimento técnico. Por isso também agradeço a incrível parceria da Embrapa neste empreendimento”.
A técnica disse que o objetivo da viagem foi conhecer os cafezais do estado de Rondônia, que estão se destacando. “Conhecer todo o processo, desde o preparo da área, manejo de cultivares, manejo de colheita, processamento, e também a comercialização”.
Ela explica que o pólo cafeeiro em Bonfim iniciou a plantação de café no Estado. Os produtores foram a Rondônia, que já cultiva o tipo Robustas amazônicos, e também para conhecer outros tipos de cafés, além de fazer o estreitamento com a Embrapa Rondônia para levar mais 30 mil mudas no ano que vem para Roraima.
Em contrapartida, Jayne explica que trouxe para Roraima, mil mudas de café e cinco mil mudas de cacau, para implementar o pólo cafeeiro e o pólo cacaueiro. “Agradeço muito ao nosso governador e ao nosso secretário que viabilizaram nossa ida, com transporte e combustível. Agradeço pela confiança no meu trabalho e juntos vamos fazer muito pela agricultura no Estado de Roraima”, disse.
Instituições parceiras
As entidades envolvidas além da Seapa e a Aerbon (Associação dos Empreendedores Rurais de Bonfim), foram o Mapa (Ministério da Agricultura), Embrapa Roraima e Rondônia, a Superintendência Regional de Roraima e de Rondônia, Associação dos Agricultores Familiares do PA Cajú, Associação dos Agricultores Familiares do Alto-Arraia, Associação dos Agricultores Familiares do PA Renascer e a Associação dos Moradores e Produtores do Complexo Caju.
Fonte: Portal Roraima
Nenhum comentário:
Postar um comentário