Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

O Outubro Rosa de 2021 está acabando, mas o alerta deixado pela campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero continuam.

Durante a semana no HC (Hospital das Clínicas Drº Wilson Franco), pacientes, servidoras e a comunidade contam com diversas atividades de promoção à saúde da mulher.

“Durante o mês de outubro, diversas ações têm sido feitas tanto na capital quanto no interior e o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas com mais amor e mais carinho pela sua saúde”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

A programação iniciou nessa segunda-feira com palestras, coffee break, consultas ginecológicas e exames de bioimpedância. Na tarde desta terça-feira, 26, está sendo realizado exame Papanicolau atendendo a livre demanda.

Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, a oportunidade de realizar esses exames no Hospital das Clínicas é uma oportunidade para as mulheres manterem os cuidados em dia.

“Já sabemos que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura dessas doenças e possibilita que as mulheres levem uma vida com qualidade e, por isso, ações como essa são fundamentais”, destacou o secretário.

A diretora do HC, Giseli Rodrigues da Silva explica que para a quarta-feira, 27, está programada a realização de ultrassom de mama, exame que é capaz de analisar minuciosamente pequenas lesões que são difíceis de observar e assim auxiliar no diagnóstico do câncer de mama.

“As imagens da ultrassonografia podem auxiliar na detecção do câncer de mama especialmente em pacientes jovens ou adicionar informações sobre lesões inconclusivas na mamografia. Por isso a oferta desse exame não poderia faltar durante a nossa programação”, completou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário