Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad

 

Praticar qualquer atividade física requer cuidado e, em tempos de pandemia, a segurança sanitária e o respeito aos protocolos de prevenção à covid-19 devem ser redobrados. Sabendo disso, o Governo de Roraima, por meio de uma ação integrada entre a Sesau (Secretaria de Saúde) e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está realizando a testagem entre os atletas que integram a delegação que irá representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros 2021, no Rio de Janeiro.

 

Pelo menos 228 pessoas estão passando pela testagem com teste antígeno ou RT-PCR, como preconiza o Ministério da Saúde.

 

“O nosso Governo está incentivando o esporte e está fazendo isso com segurança na saúde, uma vez que a pandemia do coronavírus ainda é uma realidade não só no nosso Estado como em todo País, e estamos fazendo isso por meio do trabalho conjunto entre as nossas secretarias, garantindo que os nossos pequenos atletas tenham a melhor experiência possível dentro das suas respectivas áreas no esporte”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

 

Para participar dos Jogos, os integrantes da delegação roraimense foram criteriosamente selecionados em seletivas realizadas pela Seed ao longo do ano e, para estar em conformidade com os protocolos de segurança da organização do evento, a Sesau, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) está realizando a testagem.

 

“Além do trabalho que a gente está realizando de forma integrada com a Seed, esse é um momento de garantir que o trabalho da Sesau esteja realmente sendo realizado de forma efetiva, para que esses possam chegar lá saudáveis e preparados, e para que ninguém se prejudique com uma possível infecção por conta do coronavírus, que sempre foi uma preocupação do Governo do Estado, desde o início da pandemia”, destacou.

 

Ao longo desta segunda-feira, dia 25, cerca de 147 testes foram realizados entre antígenos e RT- PCR, no estádio Flamarion Vasconcelos, conhecido como Canarinho.

 

“Esse apoio que a Sesau está nos dando através dessa testagem é muito importante para garantir a boa desenvoltura dos nossos atletas durante a competição. Nós temos mais de 200 atletas embarcando a partir de hoje, a caminho do estado do Rio de Janeiro, e que vão competir em 14 modalidades. Então, o Governo do Estado está garantindo que esta experiência, que é única, ocorra de forma segura”, frisou o diretor do Instituto de Desporto da Seed, Dinaildo Barreto.

 

Testagem termina nesta terça-feira

 

De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, nesta terça-feira, dia 26, outros 81 testes devem ser realizados no período da tarde, no Canarinho.

 

“Eles precisam ser testados ou com teste antígeno ou RT-PCR, de acordo com protocolo da Confederação. Foi um pedido da Secretaria de Educação e Desporto e nós estamos atendendo a este pedido. Nessa triagem, se alguém der positivo, por questão de segurança do atleta e da delegação, será adotado protocolo de isolamento, com orientação e acompanhamento do atleta até a plena recuperação”, ressaltou a coordenadora.

 

Para a mãe do atleta Ryann Lima, de apenas 13 anos, Shirley Lima, o sentimento é de alegria e gratidão. Ela confessava estar ansiosa pela primeira viagem do filho sem a companhia dos pais, mas logo após aparentou estar mais aliviada ao receber a confirmação negativa do teste antígeno.

 

“É satisfação e alegria o que a gente sente. Agora, estou tranquila e confiante. A gente sente confiança no trabalho tanto da equipe de profissionais de saúde daqui, quanto dos que vão acompanhar ele na viagem. Antes de tudo, eu já sinto muito orgulho e fico alegre pela saúde e pré-disposição que ele tem pra correr atrás dos sonhos dele”, declarou a mãe.

 

Testado e vacinado, o Ryann, assim como todos os demais atletas que devem se adequar ao protocolo de segurança antes de participarem dos jogos, tomou as duas doses da vacina contra a covid e, agora, só consegue pensar em uma coisa.

 

“Chegar lá e dar o meu melhor! Estou bem concentrado e treinei bastante para chegar lá e dar tudo de mim pra trazer a melhor conquista pra casa, e agora estando testado, eu vou ter uma segurança maior para competir e eu acredito que isso vai me ajudar na concentração”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário