Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




O recenseamento será realizado em alguns setores de Mucajaí, com início previsto para o dia 4 de novembro. Os trabalhos devem ser concluídos até o dia 19 do mesmo mês. 

Serão 20 técnicos e profissionais do IBGE diretamente envolvidos nesta etapa, com seis deles atuando como recenseadores. Todos vão participar de um treinamento no município entre os dias 18 e 28 de outubro.

A escolha de Mucajaí se deu em razão do município atender critérios pré-definidos para esta etapa, a exemplo da distância para a sede principal, facilidade de acesso, logística e pelo fato de os setores escolhidos para o recenseamento terem sofrido pouca alteração desde o último Censo, realizado em 2010.

“O teste em Mucajaí já vai nos dar um panorama do que será a coleta do Censo no ano que vem. Eventos como esse são fundamentais para o IBGE garantir uma operação censitária segura e de qualidade. Agradecemos o apoio da prefeitura, das secretarias e dos demais órgãos municipais envolvidos nesta etapa de Mucajaí”, destaca o diretor da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Roberto Kuerten.

Operação testará também coleta por telefone e internet

Os profissionais envolvidos na coleta de dados em Mucajaí usarão máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia de Covid-19.

Também serão empregadas abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento do ano que vem.

A operação servirá ainda para testar os sistemas e equipamentos que serão utilizados na operação censitária, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs, semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos), visto que algumas especificações e funcionalidades ainda não foram avaliadas em campo.

“O teste vai ser uma oportunidade para nos ambientarmos na operação censitária. Como responsáveis pela operação de campo, vamos nos empenhar para que Mucajaí seja referência para os demais municípios roraimenses”, avalia Webson Silva, coordenador operacional do Censo em Roraima.

Reunião em Mucajaí define últimos ajustes para teste do Censo

Nesta terça-feira, dia 28, a Unidade Estadual do IBGE em Roraima promoveu uma nova reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) com lideranças do município de Mucajaí.

A Repac ocorreu no próprio município e contou com a participação da prefeita, Dona Nega, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Joelson Costa, além de secretários e outros gestores locais. Pelo IBGE, participaram do encontro Liezer Pino, coordenador da Repac, e Ivo França, coordenador de Informática e do Censo na região Sul de Roraima 

As autoridades locais se sensibilizaram com a operação do IBGE e confirmaram a cessão de um local adequado e com infraestrutura básica para a instalação do posto de coleta. Também manifestaram apoio para o evento-teste e todas as demais etapas do Censo.

Testes serão realizados em todos os estados e no Distrito Federal

Os primeiros testes preparatórios para o Censo (no caso, para 2020, cancelado por causa da pandemia) tiveram início em 2018. No final de 2019, o Censo Experimental foi a campo entre setembro e novembro no município de Poços de Caldas (MG) e, de forma pontual, em outras cidades espalhadas pelo país.

Nessas etapas anteriores, foram avaliados os sistemas de coleta do questionário domiciliar, do questionário do entorno, além dos sistemas de gestão, acompanhamento e controle do censo. Também foram realizadas abordagens em agrupamentos indígenas e quilombolas.

Estre os dias 6 e 24 desde mês, o IBGE realizou na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, o primeiro grande teste para o Censo já com a presença da equipe técnica e dos recenseadores, que foram de casa em casa entrevistar os moradores da ilha. Em novembro, essa ação será realizada nos demais estados brasileiros e no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário