Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad


Viajar durante um feriado prolongado já é tradição em Roraima. Porém, ao retornar para casa, algumas famílias já experimentaram a sensação desagradável de perceber que a residência foi furtada ou arrombada. Este é um crime de oportunidade.

Em geral, os infratores buscam residências que ofereçam o mínimo de esforço. Se possível tenha uma boa iluminação no ambiente externo e presença de cães, são fatores que podem fazer que o infrator evite entrar na residência, pois a presença pode ser notada pela vizinhança.

Segundo dados do setor de Estatística da PMRR, entre 2019 e 2020, houve redução de 24% nas ocorrências de violação de residências. No ano passado, foram 1.744 crimes desse tipo, enquanto que em 2019 foram 2.320. E os bairros que lideram são Cidade Satélite (174 casos em 2020) e Senador Hélio Campos (1.744).

Para evitar esses prejuízos, o subcomandante do policiamento da Capital, major Wesley Santos Mantenha, orienta que nas residências onde há sistema de alarme, os proprietários devem deixar funcionando, faça a manutenção correta.

“Não deixe luzes acesas durante toda a viagem, elas chamam atenção durante o dia, indicando a ausência dos proprietários. Desligue a campainha. Pessoas podem acioná-las em diferentes horários para detectar casas vazias. Porém, se não ouvirem o sinal sonoro não poderão ter certeza se o dispositivo está com defeito ou se a casa está vazia. Verifique também os portões, e tenha certeza de que estejam totalmente fechados antes de partir”, enfatizou.

Conforme ele, caso tenha alguém de confiança nas proximidades, dê uma cópia da chave da casa para que a pessoa faça visitas enquanto os moradores estiverem ausentes, demonstrando que há presença de pessoas na casa. "É interessante que a população evite postar em redes sociais, ou que comente com pessoas em quem não tenha plena confiança que vai se ausentar", sugeriu.

Para reforçar, major Santos orienta que a pessoa deixe sempre um telefone de contato caso tenha alguém de confiança nas proximidades, para avisá-lo de possíveis problemas com a casa. “E claro, acionar a PMRR, via 190, em casos de movimentação suspeita próximo a residências, mesmo que os moradores estejam no local", enfatizou.

OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA

•        Desligue registros de água e gás;

•        Antes de sair, verifique se janelas e portas estão bem trancados;

•        Não deixe dinheiro e joias em casa;

•        Não deixe ferramentas do lado de fora da casa ou objetos que facilitem a transposição do muro, tais como cadeiras, pedaços de madeira tipo viga etc.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário