Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



Deputados estaduais visitaram no inicio desta semana, o Frigo 10, na zona Rural de Boa Vista, BR 174 Sul, para conhecerem as estruturas do empreendimento, uma empresa privada do ramo de abate animal a ser inaugurada oficialmente nos próximos dias. A ida ao local foi para verem de perto o funcionamento, e os benefícios para a população de Roraima.
A visita fez parte de um convite direcionado aos parlamentares para que tenham ciência do que será ofertado ao mercado local e internacional. O Frigo 10 surgiu após sociedade de dez empresários locais com uma estrutura moderna para abatimento de até 700 cabeças de gado por dia. Na próxima sexta-feira (27), haverá abatimento de 60 cabeças dando inicio ao primeiro ciclo de abates em larga escala, e a inauguração oficial está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro.
O deputado George Melo (PSDC), frisou a importância de se ter no Estado uma estrutura propícia para importação e exportação da carne e de produtos de origem bovina. “Roraima pode exportar carne para qualquer lugar do mundo, então será um comércio atraente e nós estamos vendo que eles estão se preparando para esse momento”, disse ele. Na contramão da evolução, George Melo disse ainda que o Governo do Estado não tem investido no Mafir, deixando o frigorífico obsoleto e sem o SIF (Serviço de Inspeção Federal).
Outro parlamentar que acompanhou a visita foi Marcelo Cabral (PMDB), que também é pecuarista, e avaliou a implantação do Frigo 10 em Roraima como oportunidade de exportação do gado do Estado para outras regiões. “O Frigo 10 hoje traz uma planta moderna, qualidade de matança, equipe preparada para o produtor ganhar mais na matança e também a população ganhar uma carne de qualidade na sua mesa no dia a dia”, destacou.
O presidente do Frigo 10, Antônio Denarium, explicou que o primeiro abate em escala comercial acontecerá na sexta-feira. “O Frigo 10 está atendendo todas as exigências do Ministério da Agricultura quanto a sanidade animal. Ou seja, produzindo uma carga apta para consumo humano de excelente qualidade”, complementou.
Antônio Denarium falou ainda sobre o reaproveitamento de todos os produtos e que nada será desperdiçado. “Do sangue, osso, pêlo, couro, ou seja, todo o processo é industrializado e transformado em ração animal fazendo a farinha de carne, farinha do osso”, justificou.
NOVA VISITA – Durante a sessão ordinária desta terça-feira 24, o presidente da Assembleia legislativa de Roraima (ALE/RR) deputado Jalser Renier (SD) fez um novo convite aos parlamentares que não tiveram oportunidade de conhecer as instalações do Frigo 10, e ficou acertado que um novo grupo de deputados vai se deslocar na tarde de quarta-feira para visitar o local.
“É um momento oportuno para Roraima, e nos parlamentares temos que apoiar esta iniciativa do setor pecuário, que visa além da geração de renda, instituir a geração de emprego, com as várias frentes de produções que serão geradas com o pleno funcionamento deste moderno abatedouro de animais da região norte, de iniciativa deste destemido grupo de empresários”, destacou Jalser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário